
Como conseguir um emprego em Portugal?°
VARIAS VAGAS DE EMPREGO EU PORTUGAL PARA VOCE QUE ESTA TENTANDO UMA NOVA VIDA!
desde trabalhos em escritorios e ate mesmo como ajudante de cozinha ou cozinheiro!
Se você pretende trabalhar em Portugal, é ideal já começar a procurar oportunidades de vaga. Dessa maneira, é possível delinear e entender melhor como é o funcionamento do mercado de trabalho português, qual o estilo mais comum de vagas de emprego oferecidas, quais regiões costumam ter mais ofertas, etc.
Além disso, podemos adiantar que o mercado é exigente. Para conseguir emprego em bar ou restaurante, por exemplo, é necessário saber falar inglês e espanhol, no mínimo.
Por isso, é importante frisar que deve haver um preparo e um bom planejamento por parte de quem quer ir trabalhar em Portugal, para que a pessoa já chegue pronta para as entrevistas de emprego e consiga um bom trabalho.
Dito isso, vamos para o que mais interessa: as etapas e as dicas do processo.
Visto de trabalho
Como explicamos ali em cima, quem tem cidadania portuguesa não precisa se preocupar com visto. Ao se tornar um cidadão português, a pessoa passa a ter o direito de visitar, morar, estudar e trabalhar não só em Portugal, como em todos os outros países membros da União Europeia.
Para quem não tem esse documento, a saída é obter outra documentação. A mais comum é o visto de trabalho, mas também são válidos o visto de empreendedor, o Startup Visa ou o Golden Visa. Todos esses tipos de visto dão a uma pessoa o direito de trabalhar em Portugal, mas cada um deles tem pré-requisitos específicos.
Aqui, vamos focar no visto de trabalho, o mais comum de ser requerido por brasileiros que pretendam trabalhar em Portugal.
Para solicitar esse documento, o requerente deve ter um contrato de trabalho ou uma carta de convite de trabalho, de modo que comprove vínculo com alguma empresa portuguesa. Além disso, o requerente não pode nunca ter estado ou estar ilegalmente na Europa e não pode ter antecedentes criminais.
Abaixo, uma lista com os principais documentos necessários para realizar o pedido de emissão do visto de trabalho:
Contrato de Trabalho (com horário de trabalho, cargo, função, nome do empregador, etc.);
Declaração do IEFP (de responsabilidade da empresa)
Declaração de pedido de visto
Passaporte válido com validade superior atrês meses
Meios de subsistência (comprovantes financeiros ou imposto de renda do último ano, por exemplo)
Comprovante de residência (reserva de hotel de uma semana, por exemplo)
Seguro de saúde de viagem;
Certificado de antecedentes criminais (obtido no site da Polícia Federal)
Duas fotos 3×4 coloridas, com fundo liso e recentes
Cópia da Identidade autenticada em cartório autorizado pelo Consulado de Portugal no Brasil
Carteira de Vacinação Internacional (pode ser solicitada no aeroporto)
Pagamento do boleto do Consulado (R$ 420,00).
Para requerer o visto de trabalho no Brasil, o interessado deve realizar o pedido no consulado português de sua escolha. Caso o brasileiro já esteja em Portugal, o requerimento do visto deve ser feito no SEF de Lisboa (Serviço de Estrangeiros e Fronteira).
source